Jikiden Reiki

Jikiden Reiki Institute

Kyoto, Japão

O que é?

Seminários

Reuniões

Linhagem

Bibliografia

História

Jikiden Reiki

Em determinada altura, acreditava-se que o Reiki no estilo ocidental era o único Reiki sobrevivente e que não havia mais praticantes no Japão; portanto, quando o Reiki foi reintroduzido no Japão ( a partir de 1990), as pessoas interessadas visitaram a América do Norte para o aprender. Na verdade, sempre houve sucessores de Reiki aqui no Japão.


Eles são :

 

  • Reiki Usui Ryoho Gakkai, a organização Reiki fundada por Mikao Usui. Até agora, esta organização era quase desconhecida pelo mundo pela sua decisão de permanecer um grupo fechado.

  • Os alunos sobreviventes de Chujiro Hayashi (um destacado estudante de Usui sensei) que incluem:

Hawayo Takata: um nipo-americana do Havaí, considerada a pessoa que trouxe o Reiki para o Ocidente. Hawayo Takata foi declarada muito doente pelo médico e disseram-lhe  que a sua expectativa de vida não iria ser longa. No entanto, ela recuperou-se milagrosamente quando começou a receber o Reiki do Usui, depois de conhecer Chujiro Hayashi no Japão.

Quando se recuperou, tornou-se aluna de Hayashi e operou na sua própria clínica de cura com Reiki no Havaí. Ela treinou 22 professores de Reiki antes de falecer. Com estes Professores de Reiki espalhou-se o pensamento de que o Reiki no mundo começou com ela.

A minha mãe, Chiyoko Yamaguchi, aprendeu Reiki diretamente com Chujiro Hayashi, à mais de 80 anos atrás, em 1938, quando ela tinha apenas 17 anos. A minha mãe Chiyoko e Hawayo Takata aprenderam com o mesmo proeminente aluno de Usui sensei, Chujiro Hayashi. Ela praticou Reiki diariamente durante 65 anos, até falecer em 2003, aos 81 anos.

Ao longo da minha infância, aprendi com a experiência em primeira mão que constipações, dores de cabeça e feridas, etc.,  eram facilmente curados pelos tratamentos de Reiki da minha mãe. Eu fui capaz de compreender completamente a eficácia do Reiki desde muito novo, através das minhas próprias experiências de cura.

Tendo investigado as memórias de minha mãe, documentos e fotos antigas, descobri que foi Chujiro Hayashi quem a iniciou ao Reiki.

Um dia, enquanto participava do workshop de cura realizado em Tóquio, conheci um japonês, professor de Reiki,que me contou muito sobre a situação atual do Reiki nos países ocidentais. Fiquei surpreendido ao saber o número de pessoas que praticam Reiki no Ocidente e percebi que a cura energética estava sendo aceite nesta sociedade moderna.


Foi através desta informação, que os conhecidos professores de Reiki, japoneses, começaram a vir visitar a minha mãe. Depois disso, muitos outros professores de Reiki do exterior quiseram vir visitá-la também, pois queriam conhecer uma aluna que tinha sido ensinada diretamente por Hayashi.


Tive conhecimento através de um professor de Reiki Ocidental, dos detalhes sobre o cenário e a situação atual do Reiki tradicional que era transmitida no Japão. Aqueles que visitaram a minha mãe disseram-nos que a sua existência era muito preciosa e que seria lamentável que ela ficasse escondida do Mundo.


Desde então, Chiyoko e eu fomos convidados por muitas pessoas a ensinar Jikiden Reiki, o Reiki Tradicional Japonês, sem influência ocidental.

Cerca de um ano depois disso, recebemos perguntas com frequência e algumas pessoas ficaram muito felizes em receber Reiju através da minha mãe.


Por outro lado, alguns eventos relutantes continuaram a acontecer, como pessoas desonestas, que anunciaram, que aprenderam o Jikiden Reiki sem sequer terem concluido um curso. Além disso, rumores baseados em mal-entendidos começaram a se espalhar.

Felizmente, alguns mestres de Reiki que nos apoiaram sugeriram: “Que tal reproduzir um seminário, que segue fielmente o caminho de como a sua mãe aprendeu Reiki com o Chujiro Hayashi, tal como há mais de 60 anos e emitir um certificado para aqueles que o concluírem?”

Até então, tínhamos ensinado Reiki apenas em particular. No entanto, hoje tornamos possível o ensino para qualquer pessoa que esteja interessada em aprender Reiki.


Um "seminário de Reiki Jikiden" é o primeiro seminário tradicional de Reiki japonês disponível ao público no Japão e no mundo.

                                                                                      Tadao Yamaguchi

Foto Tadao Yamaguchi.jpg

Tadao Yamaguchi 

Atual Presidente do Instituto de Jikiden Reiki

David Silva Shihan

com o presidente

Tadao Yamaguchi Sensei

no Instituto de Jikiden Reiki

em Kyoto, Japão

Agora, a atividade de ensino é feita por Tadao Yamaguchi. Os seminários de Jikiden Reiki ensinam o Reiki Tradicional Japonês, simples, poderoso, original e têm sido muito populares hoje em dia no nosso país e no estrangeiro.

Entrada do Instituto de Jikiden Reiki em Kyoto, Japão.

Endereço:

92 Ayanokoji-Aburanokoji Nishiiru Shimogyo-ku Kyoto , Japão.

O espaço físico do Instituto Jikiden Reiki encontra-se em Kyoto, no Japão. Fica na antiga casa da família do atual presidente, Sensei Tadao Yamaguchi. Esta casa de madeira, de estilo tradicional japonês, oferece o ambiente apropriado para o ensino e prática do Jikiden Reiki. Hoje em dia esta casa é utilizada como a base do instituto, como clínica, escritório e centro de ensino.

No Instituto é possível fazer todos os seminários, assim como sessões de tratamento.

Não basta aparecer, é sempre necessário marcar com antecedência e é preciso ter em conta que pode não haver ninguém que fale inglês.

Outras funções, incluem o apoio a professores e estudantes de Jikiden Reiki em todo o Mundo.

Os certificados de Jikiden Reiki e todo o material didático são emitidos de forma central a partir da sede em Kyoto. Portanto, todos os professores e praticantes, estão registados no Jikiden Reiki Institute.